top of page
Foto do escritorLawrence Luna

Como evitar a orelha estourada no jiu-jitsu

O QUE É ORELHA ESTOURADA OU ORELHA DE COUVE-FLOR?


A orelha estourada é uma condição que ocorre quando as áreas externas e as estruturas da orelha sofrem impacto físico.


Se o dano for suficiente ou repetitivo, as camadas de cartilagem e tecido conjuntivo da orelha externa se separarão e se encherão de sangue e outros fluidos. Inicialmente, a orelha ficará sensível, inchada, roxo avermelhada e dolorosa ao toque.


Se você deixar a orelha sem tratamento por horas ou dias, a cartilagem na área circundante morrerá, em seguida, tecido calcificado fibroso se formará na região lesionada. Esse tecido calcificado leva à formação de uma massa endurecida que deixa de ser dolorosa e volta à sua cor original. No entanto, ela manterá a aparência bulbosa permanentemente.


EVITANDO A ORELHA DE COUVE-FLOR NO JIU JITSU


A única maneira de garantir que você não terá a orelha estourada é não praticar Jiu Jitsu ou outras artes marciais de contato, mas se você é como eu, essa opção está fora de questão.


POSSÍVEIS TRATAMENTOS.


Se você estourar a orelha, provavelmente sentirá dor ao tocá-la. Você também notará inchaço. Para minimizar os efeitos estéticos da orelha de couve-flor, você precisa drená-la o mais rápido possível. Isso às vezes é feito com uma seringa que perfura a pele e retira o sangue e o fluido.


É recomendado procurar um profissional médico qualificado para esse procedimento.

Após a drenagem, é necessário comprimir a área para que tudo se mantenha unido e para evitar o acúmulo de mais fluido.


Um médico geralmente sutura a pele da orelha na cartilagem ou usa um clipe de compressão para manter tudo no lugar por uma ou duas semanas, até que a cicatrização esteja completa. Durante a cicatrização após a drenagem, você também deve evitar causar mais danos e perturbações na área, caso contrário, a orelha voltará a encher de sangue e poderá ficar pior.


Você precisa drenar o fluido antes que o tecido morra e comece a endurecer. O processo de endurecimento começa algumas horas após o dano inicial, e a orelha ficará completamente endurecida dentro de dias ou semanas.


Uma vez que a orelha esteja completamente endurecida, a única opção de tratamento é a cirurgia, se você quiser ter uma aparência razoavelmente normal na orelha.


Em geral, ter bons profissionais médicos drenando sua orelha é o melhor método para evitar deformidades graves e prevenir infecções. Embora muitos atletas deixem um colega drenar suas orelhas, isso é mais provável de resultar na recorrência da orelha estourar e representa um risco de infecção.


A ORELHA ESTOURADA É PERIGOSA?


A boa notícia é que a orelha estourada não é perigosa. O maior risco à saúde da orelha de couve-flor é contrair uma infecção.


A infecção é mais provável de ocorrer se você tentar drenar por conta própria ou se tiver um não-profissional fazendo isso por você. No entanto, a infecção pode ser evitada se você seguir uma higiene básica e deixar a área cicatrizar.


Se a dor e a aparência não incomodarem você, não há nenhum problema em desenvolver a orelha estourada. Independentemente disso, algum grau de orelha estourada faz parte do universo do Jiu Jitsu, e se você planeja seguir no jiu-jitsu, isso provavelmente não é uma grande preocupação para você.

Posts recentes

Ver tudo

Dá para emagrecer com o jiu-jitsu?

O ódio à musculação é um dos fatores principais que fazem o iniciante de jiu-jitsu procurar outra atividade, devido à monotonia dos...

Comments


bottom of page