Após a conquista da guarda fechada é crucial que você mantenha a iniciativa o tempo todo. Ao contrário do que se pensa, a guarda fechada não é local de descanso, mas sim de ganho de iniciativa.
Há duas opções de ataque na guarda, raspagens e finalizações. As raspagens tem o intuito de criar uma posição mais vantajosa para o ataque, mas para que as raspagens sejam efetivas você deve criar a oportunidade mantendo o adversário tenso com o perigo, aí que entram as finalizações.
A mais conhecida finalização da guarda fechada é o armlock.
Para fazer o armlock, primeiro precisamos separar o cotovelo do adversário do corpo dele. A melhor forma de fazer isso é sempre usando duas pegadas contra uma.
Cruze a pegada e segure o cotovelo do adversário, logo após abra o cotovelo para fora ao mesmo tempo que puxa a manga em direção ao seu peito.
Ao conseguir separar o cotovelo do quadril do adversário, troque as pegadas da manga para ter mais segurança.
Para uma última troca, coloque agora a mão no tríceps do adversário e mantenha o braço separado o máximo possível do corpo.
Na hora do róla essa troca não deve ser apressada, é uma troca de pegada de três passos, caso o adversário defenda apenas volte para o passo número um e execute novamente.
Antes de abrir a guarda e movimentar o quadril para atacar é crucial que você tenha o domínio completo do braço do adversário, por isso não é necessário a pressa.
Após a última troca abrace a cabeça e abra sua guarda, pisando seu pé no quadril do adversário do mesmo lado do braço dominado e subindo a perna oposta nas costas.
O abraço na cabeça e a perna nas costas servem para manter a postura do adversário "quebrada", dificultando que ele defenda ou contra golpeie o armlock.
Agora feche os joelhos, abaixe o calcanhares e suba o quadril para criar a alavanca para a finalização.
No momento da finalização o adversário, principalmente os mais pesados que você, tentarão pesar na sua cabeça. Não deixe que a cabeça dele fique alinhada com a sua, passe sua mão por baixo do corpo e gire o corpo para sair por baixo.
O importante é livrar a cabeça e manter-se de frente para as pernas do adversário para manter a alavanca.
Alguns adversários mais dinâmicos e explosivos, irão dar uma cambalhota para poder subir novamente, quando derem, mantenha o controle e acompanhe o adversário no giro e termine no armlock tradicional.
O armlock é melhor utilizado em adversários que mantém a postura, por isso evite fazê-lo quando o adversário está amarrando.
QUER ACESSO AOS FUNDAMENTOS DO JIU-JITSU?
Se você ainda não sabe o básico do jiu-jitsu eu tenho 5 horas de conteúdo para você focado APENAS no que você deveria ter aprendido até a sua 10ª aula. Você vai aprender o básico de QUEDAS, GUARDA, PASSAGEM, 100KGS, 4 APOIOS, MONTADA E COSTAS de uma maneira simplificada.
São 5 horas de conteúdo exclusivo para faixa branca, com a melhor didática e 100% aplicável por apenas R$ 67,00. Clica aqui embaixo e comece a aprender hoje mesmo.
Comentários