Em pé, você só tem um único objetivo, levar o adversário para o chão. Você pode executar esse objetivo entrando uma queda, como o Osotogari ou o Ouchigari, você pode executar esse objetivo chamando o adversário para a guarda e, por último você pode usar as levadas para o chão.
A levada para o chão é um "golpe incompleto" que o único objetivo é fazer o adversário tocar o joelho ou as mãos no chão.
Podemos dizer que a puxada na guarda, pode ser considerada como uma levada para o chão, mas como no jiu-jitsu a guarda é um dos principais posicionamentos acabamos separando a puxada na guarda das levadas para o chão.
A primeira levada para o chão que temos que aprender é uma das mais eficientes, eu gosto de chamar de puxão.
Para executar o puxão você precisa esperar o seu adversário começar a amarrar a luta e manter o quadril afastado. Como demonstrado abaixo.
Quando ele fica afastado você não consegue mais entrar abaixo do quadril dele, então fica dificil de executar qualquer ataque.
Antes de executar a puxada você precisa fazer ele dar um passo para trás e resistir à empurrada, quando ele bloquear o empurrão você puxa ele com tudo, finalizando, assim, o puxão.
O puxão finaliza com o adversário no 4 apoios, nessa hora você pode movimentar suas pernas para que já caia com os ganchos encaixados ou apenas execute um giro para que domine as costas, como demonstrado abaixo.
Esse movimento é rápido e mesmo que você não consiga dominar o 4 apoios, pelo menos o seu adversário vai manter o corpo mais ereto para que você possa entrar outros golpes.
A segunda levada para o chão é o Tai Otoshi. O Tai Otoshi original é um golpe bem difícil de usar, exige alguma destreza e experiência no judô para que o golpe saia perfeito.
Porém, o Tai Otoshi versão levada para o chão não necessita de muita experiência.
Abaixo um exemplo do tai otoshi original.
Para a execução do Tai otoshi versão levada para o chão você só precisa de força e um calço no pé do adversário.
Faça as duas pegadas na mesma gola do adversário e vire o seu pé da frente para facilitar a sua movimentação.
Calce o pé o mais fundo que puder, travando o joelho do adversário e agora puxe o adversário em direção ao chão.
Depois de executar a levada para o chão basta girar e dominar o 4 apoios.
O tai otoshi é ótimo contra adversários que usam a base de Kenka Yotsu e se mantém em pé, caminhando para trás e afastados o tempo todo da luta. Já o puxão é melhor executado em adversários Ai Yotsu que colocam o quadril lá atrás.
Ambas as levadas para o chão é contra adversários "amarrões", se você puxar na guarda você vai ser passado, se você quedar vai ser contragolpeado.
Gostou desse post?
Quer aprender como ter resultados na sua disputa de quedas HOJE, sem ter que treinar judô e sem ter que se expor à nenhum risco de lesão? Clique no botão abaixo.
Commentaires