A base é o aspecto mais importante da disputa de quedas, sem uma boa base você será derrubado por qualquer pessoa com o mínimo de força.
Já reparou que quando tropeçamos na rua nunca é um buraco grande, ou algo muito fora do normal?
É uma rachadura no chão, um mini degrau entre passagens, um desequilíbrio mínimo ao "pisar em falso", o menor dos erros é suficiente para nos tirar o equilíbrio e causar uma queda.
Por isso, quando estamos intencionalmente tentando derrubar um ao outro no meio da luta não podemos vacilar com a base, a base deve ser preservada a qualquer custo e observada a todo momento.
Para que tenhamos uma boa base devemos respeitar nossa preferência natural para execução de movimentos.
Se somos destros, devemos manter a perna direita à frente, quando canhotos, perna esquerda a frente. A inversão da base pode causar muitos problemas.
Para o caso de atletas que acabam tendo por preferência manter a base invertida à preferência natural do corpo por causa da experiência em outro esporte, não há problema, basta aprender os golpes para o seu lado não dominante.
Para executar uma boa base abra as pernas na largura do ombro, dê um passo à frente e flexione seu joelho. Ambos os pés devem estar apontados para o adversário, nunca vire seu pé para outra direção.
Repare na imagem acima que, apesar das pernas estarem afastadas e os joelhos flexionados, os calcanhares estão alinhados e o pé de trás está virado para outra direção que não a do adversário.
Para a correta movimentação vc nunca deve movimentar mudando a direção dos pés e nunca fechando a base.
Para movimentar para frente, a primeira perna que mexe é a de trás, para trás a primeira perna que mexe é a da frente, para a direita a primeira perna que mexe é a esquerda e para a esquerda a primeira perna que mexe é a direita.
A movimentação lateral é uma das movimentações mais previsíveis no jogo em pé, evite-a para que seus pés não juntem e você não crie ritmo para o seu adversário atacar.
Priorize a movimentação na diagonal, assim como mostrado abaixo, essa movimentação além de ser mais segura, pois atrapalha o adversário nas entradas, também facilita suas próprias entradas.
Outro ponto importantíssimo da base e da movimentação é aprender a se movimentar independente do adversário.
Normalmente trabalhamos apenas empurrando e puxando, a movimentação na diagonal facilita a nossa movimentação independente.
Para praticá-la, use um obstáculo central e rodeie-o sem juntar os pés ou inverter a base, assim como demonstrado abaixo.
Existem duas formas de andar: Ai Yumi Ashi ou Tsuri Ashi. Ai Yumi Ashi é como você anda na rua um pé depois o outro, Tsuri Ashi é a movimentação em sobrepasso.
Nenhuma das duas é melhor ou pior que a outra para se usar no meio da luta, mas, normalmente, Ai Yumi Ashi é uma movimentação mais avançada, usa quem já tem mais experiência em quedas e Tsuri Ashi o coringa, usa o novato e o experiente.
Escolha a sua com sabedoria.
Por fim, a base deve levar em consideração o seu adversário.
Se você é destro e seu adversário é destro ou canhoto com canhoto, vocês estão lutando em Ai Yotsu, base do mesmo lado.
Se você é canhoto e ele destro ou vice-versa, vocês estão lutando em Kenka Yotsu, base espelhada.
Os golpes devem ser ajustados de acordo com a base do oponente e a sua. Os mesmos golpes não funcionam da mesma forma com bases diferentes.
Gostou desse post?
Quer aprender como ter resultados na sua disputa de quedas HOJE, sem ter que treinar judô e sem ter que se expor à nenhum risco de lesão? Clique no botão abaixo.
Comments